Monteiro Lobato

Monteiro Lobato | Personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo

Personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo

Home > Miscelânea > Personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo

O Sítio do Pica-pau Amarelo é um dos maiores clássicos da literatura, tendo aproximado seus personagens das crianças de todo o Brasil.

Conheça os Personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo

Dona Benta Avó de Pedrinho e Narizinho, é dona do Sítio do Pica-pau Amarelo. Contando histórias e estimulando a criatividade e imaginação das crianças, Dona Benta alimenta a curiosidade de seus netos e da boneca Emília. Mora no interior, mas sabe de tudo que acontece no mundo. Está sempre se divertindo com as reinações que a garotada inventa e aberta para ouvir o que a meninada tem a dizer.

Direitos da imagem: Mixer Films

Tia Nastácia
Cozinheira de mão cheia. Além de alimentar a turma do Sítio com seus quitutes, alimenta a imaginação das crianças com suas histórias. Tia Nastácia é a faz-tudo do Sítio, mas a turma também a ajuda cooperando nas tarefas domésticas. Foi que costurou a boneca de pano Emília e a recheou com macelinha.

Direitos da imagem: Mixer Films

Narizinho
Seu nome verdadeiro é Lúcia e é neta de Dona Benta e prima de Pedrinho. Menina doce, carinhosa e inteligente, adora a vida no Sítio. Gosta de subir em árvores e de estar em companhia de Emília, sua boneca de pano.

Direitos da imagem: Mixer Films

Pedrinho
Primo de Narizinho e neto de Dona Benta, Pedrinho vive na cidade. É corajoso, esperto e tem espírito de líder. Gosta de passar suas férias no Sítio e sempre fica triste quando elas chegam ao fim. Seu nome completo é Pedro Encerrabodes de Oliveira.

Direitos da imagem: Mixer Films

Emília
É a melhor amiga de Narizinho. Boneca falante, é a irreverência em pessoa. Está sempre tendo idéias maravilhosas. É crítica, “bocuda” e mandona, com um gênio pra lá de forte que causa as maiores confusões. Nasceu muda, tomou as pílulas falantes do Dr. Caramujo, desandou a falar e não parou até hoje.

Direitos da imagem: Mixer Films

Visconde de Sabugosa
É o sabichão do Sítio. Erudito e atrapalhado, vive na biblioteca entre os livros, pesquisando e estudando sobre vários assuntos ou então fica em seu laboratório, localizado no porão da casa de Dona Benta, onde dá margem à sua criatividade para construir invenções.

Direitos da imagem: Mixer Films

Tio Barnabé
Humilde e boa gente, toma conta do Sítio. É um “preto velho” que sabe de todos os mistérios do mato. Cuida das galinhas e da Vaca Mocha da Emília. Está sempre fumando um cachimbo, que o Saci adora esconder.

Direitos da imagem: Mixer Films

Marquês de Rabicó
Comilão de marca maior. Rabicó é o animal de estimação da Narizinho. Leitão guloso e covarde, está sempre atrás de comida, mas morre de medo da Tia Nastácia, que não vê a hora de colocá-lo na panela.

Direitos da imagem: Mixer Films

Burro Falante
De burro não tem nada! Por estar sempre dando bons conselhos, recebeu de Emília o nome de Conselheiro. Extremamente educado e inteligente, gosta de ficar no quintal conversando com Quindim. Vive as aventuras ao lado de Pedrinho, Emília e Narizinho.

Direitos da imagem: Mixer Films

Quindim É um rinoceronte que fugiu do circo onde trabalhava e acabou indo parar no Sítio. Muito simpático, como o próprio nome diz é um doce de criatura e foi eleito por Emília ‘tomador de conta do Sítio’, por causa de seu enorme tamanho.

Direitos da imagem: Mixer Films

Saci
É uma das figuras mais populares do folclore brasileiro. Tem uma perna só, usa um gorro vermelho e pita um cachimbo de barro. Faz travessuras e vive azucrinando a vida de todos no Sítio. Ficou amigo de Pedrinho depois que ele o tirou de um redemoinho de vento.

Direitos da imagem: Mixer Films

Cuca
Má, horrorosa e perversa! É uma bruxa com cara e corpo de jacaré. Grande vilã, vive em sua caverna, criando poções e planejando como invadir o Sítio. Faz questão de ser a criatura mais maléfica das redondezas e não aceita que outros bruxos se aproximem de seu território.

Direitos da imagem: Mixer Films